Translate

sexta-feira, 4 de março de 2011

Taça de Bolinhas

Que o Flamengo é o legítimo campeão brasileiro de 1987 não tenho a menor dúvida. Para quem conhece a história e sabe o que aconteceu naquele ano, esse é um assunto resolvido. Quanto ao Sport, ele seria o campeão do equivalente à 2ª divisão.

Alias, aquele campeonato marcou o que poderia ter sido uma nova era do futebol brasileiro com mais liberdade em relação à CBF. O que não se mostrou eficaz no decorrer dos anos.

Entretanto, em se tratando de Taça de Bolinhas, não vejo o Flamengo com direito a ela. 
A Taça de Bolinhas foi criada pela CBF e seria entregue ao time que ganhasse 3 campeonatos seguidos ou 5 alternados organizados por ela. O campeonato de 1987 não foi organizado pela CBF e sim pelo clube dos 13. Por esse motivo, o critério pré-estabelecido não foi cumprido. Apesar de ser o campeão brasileiro do ano, não deveria mesmo levar em consideração como um título da CBF.

Somente em 2007 com a vitória do São Paulo, que um time pela primeira vez ganhou 5 campeonatos alternados organizados pela CBF, que era o critério inicial da disputa.

Mesmo sendo são paulino, para mim essa taça não diz nada, me considero haxa campeão brasileiro como os flamenguistas têm que se considerar. Entretanto, politicamente o SPFC ficou agora numa situação delicada. Devolver a Taça ou até mesmo criar uma ráplica e assumir publicamente que nunca deveria tê-la recebido. Mais uma para a conta do Juvenal....

Nenhum comentário:

Postar um comentário