Translate

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Atual Situação do São Paulo

O São Paulo começou o campeonato brasileiro com 5 vitórias seguidas, algo que nem mesmo o próprio presidente Juvenal Juvêncio acreditava. As previsões eram pessimistas e conseguir perder pouco nesses primeiros jogos já seria excelente. 

Entretanto vieram as vitórias e o torcedor, que só faz análises de curto prazo já dizia que o time seria campeão. Até mesmo alguns da imprensa começaram a apontar o time como um dos favoritos. 

Em 5 dias vieram duas derrotas, com uma goleada, nenhum gol marcado e duas falhas do Rogério. Agora o time é o pior do mundo e o técnico não serve. É muito fácil analisar futebol assim. 

Na minha visão, ter 15 pontos em 7 jogos ainda é uma campanha acima da média das expectativas da maioria dos torcedores. Estamos em segundo a um ponto do líder. O que preocupa é o curto prazo. No papel, o time do SP é bom com Rogério, Jean, Rodolpho, Luiz Eduardo, Juan, Wellington, R. Souto, Casemiro e Lucas, Dagoberto e Luis Fabiano. 

O problema é quando esse time irá jogar. No curto prazo não temos para onde correr. O banco de reservas do tricolor contra o Botafogo, por exemplo, tinha só garotos, além do Rivaldo. Não dá para esperar que esses garotos, que têm um futuro promissor, resolvam tudo de uma hora para a outra. 

Quanto ao Rivaldo, concordo com o Carpegiani, para mim ele não tem lugar no time, a menos que se sacrifique um atacante, talvez em jogos fora de SP. 

O que precisa ser feito urgentemente é reforçar o time. A diretoria sabia desde o inicio do ano que perderia os jogadores para as seleções brasileiras. Deveria ter se antecipado. Concordo que não é tão simples, mas fazer as coisas com tempo normalmente traz mais acertos do que fazer com pressa.

Por fim acho que trocar o Carpegiani por qualquer um que não seja o Murici, Felipão, Mourinho ou algum fora de série só serve se ele estiver desgastado com o elenco e essas coisas internas nunca sabemos. Trocar por trocar é perder tempo ainda mais considerando os desfalques que ele vem lidando nesse tempo todo. 

Minha única critica é que parece que o time não tem um esquema tático definida. Ou variações de esquemas pré-alinhados e treinados. Independente dos jogadores que ele tem a disposição,  deveria focar nisso. Nos jogos em que ganhou, utilizou um time com 4 zagueiros, 4 volantes, 1 armador e 1 atacante. Ele sabia da limitação e se preocupou em defender. 

Contra o Corinthians, mesmo com 6 desfalques, entre eles o melhor do time, resolveu atacar, tirando um volante para colocar mais um atacante. O time até estava bem até a expulsão do Paraiba, mas os 3 atacantes não deram mais poder de fogo ao time. Mesmo assim ele voltou com a mesma formação contra o Botafogo. Fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes é sinal de loucura, já dizia Albert Einstein. 

O SP não será campeão brasileiro esse ano, conseguir uma vaga na Libertadores já seria um resultado muito acima do esperado no atual cenário, que pode mudar ainda até o final da janela de transferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário